Psoríase

Psoríase é uma doença da pele frequente, que afeta de 1 a 3% da população geral, de fácil diagnóstico, mas de difícil controle. As manifestações clínicas podem variar desde um simples pontilhado na unha, até lesões cutâneas que podem ser pouco numerosas ou atingir toda a superfície corporal, associadas a artrite incapacitante.
É uma doença que atinge principalmente a pele, com evolução arrastada (assim como o diabetes, hipertensão e outras), com processo inflamatório sob as lesões aparentes, as quais surgem em função de reações imunológicas com a participação de células e de mediadores químicos.
Além disso, as pesquisas científicas demonstram que a hereditariedade desempenha um papel muito importante na psoríase (em 30% dos pacientes, existem casos semelhantes na mesma família). Outros fatores podem interferir no curso da doença como estresse, infecções de vias aéreas superiores, uso concomitante de certos medicamentos e até variações climáticas. Portanto, não existe uma única causa, sendo a melhor maneira de entender a doença, defini-la como “multifatorial”.
Pode-se controlar a doença, mas não existe cura. Sempre haverá tendência a recaída, o que é compreensível, devido à natureza multifatorial. Os pacientes devem ser informados que existem tratamentos eficazes que levam à melhora ou mesmo desaparecimento total das lesões, por períodos prolongados.