Queremos te ajudar a entender melhor sobre os nossos serviços: terapias imunobiológicas, tratamento para osteoporose, imunoglobulinas e pulsoterapia.
Guia de Orientações
Abaixo compartilhamos com vocês as principais dúvidas.
Existe prevenção para doenças autoimunes?
Não existe prevenção para doenças autoimunes. Na sua maioria, apresentam algum grau de hereditariedade, com a participação de fatores ambientais. Porém, a chance da mesma doença se repetir em parentes de primeiro grau é remota. Adotar práticas de saúde e bem estar garante melhora na qualidade de vida e diminui a probabilidade dos fatores de riscos terem alguma influência sobre sua condição de saúde.
Tem algum preparo antes de receber a medicação?
Não há necessidade de cuidados especiais. Não é preciso fazer jejum. Devem ser feitas refeições leves, sem restrições de consumo de nenhum alimento. Não há necessidade de suspender nenhuma outra medicação, a não ser que seu médico recomende.
O paciente deve sempre consultar o seu médico para esclarecer e sanar quaisquer dúvidas sobre o que fazer em casos específicos.
Como devo transportar o meu medicamento?
O medicamento deve ser transportado em um bolsa térmica com gelo químico (gelox). A temperatura adequada para transporte deve ser entre 2ºC a 8ºC. E o medicamento deve ser protegido da umidade do gelo químico.
Como devo armazenar o meu medicamento?
O medicamento deve ser armazenado na prateleira do meio da sua geladeira, longe dos outros alimentos e protegidos por uma embalagem de plástico. O gelo químico (gelox) deve ser mantido sempre no congelador.
No caso de falta de energia elétrica, pegue o gelo químico no congelador, coloque dentro da bolsa 02 a 03 barras de gelo químico e coloque o medicamento dentro da bolsa com gelo químico.
Como será o procedimento? Quanto tempo demora ?
Em geral, o paciente comparece ao Centro de Terapia Assistida e após ser recepcionado, recebe o tratamento prescrito e pode retornar às suas atividades habituais. As restrições ao trabalho ou força física serão previamente definidas pelo seu médico, de acordo com a avaliação individual do paciente.
Eventualmente, o tratamento terapêutico infusional pode causar um efeito adverso, como sonolência, devido a pré-medicação utilizada, por este motivo, solicitamos sempre ao paciente que venha acompanhado para o procedimento/tratamento.
Em relação ao tempo do procedimento será de acordo com o tratamento especifico, podendo demorar entre 15 minutos ou 6 horas, variando conforme a medicação prescrita e estado clínico infusional.
Tem algum cuidado especial após a aplicação da medicação?
Após a aplicação não é preciso cuidado especial. A não ser que seu médico tenha feito alguma recomendação específica. Caso surjam sinais ou sintomas diferentes após a aplicação informe imediatamente ao seu médico e a equipe CMV.
Durante o tratamento posso vacinar?
Antes de iniciar o tratamento com um imunobiológico é recomendável que você atualize sua condição vacinal. Isso ajuda a prevenir doenças infecciosas durante o tratamento. Algumas vacinas não podem ser utilizadas durante o tratamento com biológicos pois são feitas com vírus vivos, um exemplo é a vacina para febre amarela. Consulte seu médico antes de tomar qualquer vacina.
Ao surgimento de alguma doença, mesmo que seja um resfriado, posso seguir com o tratamento?
Enquanto estiver em tratamento com terapia imunobiológica, ao surgimento de qualquer doença, mesmo que seja um resfriado, o médico assistente deve ser avisado, para avaliar a sequência ao tratamento.
Posso omitir um resfriado na avaliação prévia da Clínica?
No dia da aplicação do remédio, você vai passar por uma avaliação prévia na clínica. O objetivo dessa conversa é detectar alguma contraindicação momentânea ao uso da medicação. Então deve informar corretamente todas as informações solicitadas.
Os tratamentos com imunoterpaia tem cobertura pelos planos de saúde?
Desde de 2012, eles foram integrados ao Rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o que tem garantido a cobertura desses tratamentos, para algumas doenças, pelas operadoras de saúde suplementar. Mas atenção, é necessário autorização prévia no seu convênio.